Artigos & Notícias
Flyadeal realiza primeiro voo somente com mulheres na Arábia Saudita
- 2 de fevereiro de 2023
- Posted by: admin
- Category: Aviação Civil
A Flyadeal, companhia aérea saudita, entrou para a história do seu país dentro da aviação civil realizando um voo com uma tripulação totalmente feminina.
De acordo com o The National, que notificou o voo no domingo dia 22 de maio, a Saudia, subsidiária low-cost da transportadora nacional, o voo foi realizado pelo Airbus A320 na rota Riade – Jidá com passageiros sauditas a bordo.
Flyadel – Tripulação Feminina
Esta é a primeira vez que a Arábia Saudita permitiu que um voo onde toda tripulação, sete pessoas, fossem mulheres.
O país permite desde 2014 que mulheres sejam pilotos, mas os voos na época foram apenas casos isolados e com a companhia de um homem.
Na tripulação saudita está Yara Jan, primeira oficial, a mais jovem piloto do Reino Saudita, que disse:
Como uma mulher saudita tentando liderar meu país com um passo de orgulho, foi um momento de orgulho e alegria. Embora ser uma piloto saudita seja novo, não é impossível para nossa geração, principalmente com o apoio que estamos recebendo de nossos amado país e nossos líderes respeitados, que me apoiaram muito para me tornar a piloto mais jovem de uma companhia aérea saudita. Sempre ficarei feliz por ter a chance de fazer uma mudança positiva.
Imad Iskandarani, porta-voz da Flyadeal, confirmou que a mairia de seus tripulantes vem da Arábia Saudita.
Mulheres na Aviação
Ao passar dos anos o país aumentou os direitos das mulheres e oportunidades de trabalho apenas sonhada anteriormente agora podem ser realizadas em diversos setores, como o da aviação.
Yasmine al-Maimani, de 29 anos, em 2019 tornou-se a primeira oficial sênior a pilotar um avião comercial no país.
Desde 2014 mulheres têm autorização para pilotarem aviões na Arábia Saudita, mas até 2018 os casos foram isolados.
Foi em 2018 que na filial de Oxford Aviation Academy no Oriente Médio e Norte da África uma academia de aviação saudita foi aberta treinando pilotos e, de acordo com a agência russa TASS, mulheres puderam finalmente aprender a pilotar.
Conforme dados divulgados pelo Gabinete Central de Estatística do país, em 2016 mulheres na aviação ocupavam 19% e em 2020 o número alcançou a marca de 33%.
A expectativa é que até 2030 o país atraia US$ 95 bilhões de investimento no setor da aviação.
Sua estratégia para expandir o setor tem como missão aumentar o número de voos de conexão do país para 250 destinos, alcançando 330 milhões de passageiros.
Nos objetivos do Reino Saudita está a construção de um aeroporto internacional em Riade além de uma nova companhia aérea.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.